5 parcerias para escritórios contábeis.

No mercado contábil é muito comum a existência de parcerias entre escritórios de contabilidade.

No mercado contábil é muito comum a existência de parcerias entre escritórios de contabilidade. 
Essa é uma prática tão comum que em diversas vezes as empresas dos nossos clientes chegam a ser atendidas por até 4 escritórios ou profissionais diferentes.

Aqui mesmo na Go Empresas nós temos um setor que recebe a demanda dos processos de abertura de empresas enviados por outros escritórios, que optaram por terceirizar este tipo de serviço.

Porém, o que muitos não aplicam e é muito vantajosa de ser feita é a parceria com empresas que atuam em mercados similares ao contábil, ou então que atuam em setores que possuem os mesmos perfis de clientes dos escritórios contábeis.

Tanto é que aqui em nossa empresa mesmo, nós recebemos diariamente telefonemas dos representantes das empresas de diversos setores buscando parcerias.

Por isso achei interessante listar as principais atividades onde existe a possibilidade de ser feita uma saudável parceria. E são elas as seguintes:

  • Sistemas de gestão empresarial.

São muitos, inclusive nomes famosos que bonificam os escritórios sob o formato de afiliados.

É muito útil para o cliente ter essa indicação da nossa parte, pois nesse caso nós indicaremos aqueles sistemas que realmente serão bons para o funcionamento de suas empresas. E de quebra serão os que tiverem a melhor integração com os nossos sistemas contábeis.

  • Agente emissor de Certificado Digital.

Para os dias atuais este tipo de parceiro é fundamental.

E é importantíssimo tê-lo próximo, facilitando a aquisição dos certificados por parte do cliente e descomplicando o início da sua utilização. E o resultado disso será evitar possíveis problemas com entrega de obrigações fora do prazo.

  • Empresas de engenharia especializadas em licenças.

Muitos escritórios possuem este serviço interno, mas grande parte não presta este serviço.

Para não deixar o cliente sem rumo nesse sentido, o ideal será integrar o serviço através de parceiros. E nesse caso tanto o cliente quanto o seu escritório só terão a ganhar.

  • Bombeiros.

Responsáveis pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), estes tipos de profissionais têm a mesma função das Empresas de Engenharia acima.

  • Escritórios de Marcas e Patentes.

É a coisa mais comum do mundo o empresário confundir o registro do contrato na Junta Comercial com o direito de utilização de uma marca. Eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes fiz essa explicação para os clientes.

Por isso, é importante o trabalho em conjunto com esse tipo de profissional para que os nossos clientes, quando esclarecidos, façam o registro de suas marcas por intermédio do nosso próprio escritório.

 

Certamente que existe uma quantidade significativa de outros tipos de parceiros, e o melhor para você escolhê-los será entendendo as suas necessidades.

Muitos podem pensar que essa prática faz o escritório contábil perder a sua essência, seu core business. Afinal de contas o escritório se transforma em uma central de negócios.

Mas na verdade se pararmos para analisar, é justamente o contrário. Isso porque para não perder o foco nos serviços, o escritório atende as nessecidades de seus clientes direcionando eles para os respectivos especialistas parceiros do escritório.

Outra discussão polêmica é a questão de ser comissionado pelos parceiros.

E na minha sincera opinião, não vejo nenhuma falta de ética nisso uma vez que a Bonificação por vendas (BV) e o Fee são práticas comuns e regulamentadas.

E se estamos empreendendo, precisamos da obtenção do lucro para a nossa empresa crescer de forma saudável.

E como a obtenção de lucro não é nenhum pecado, aumentar as margens só vai acelerar o crescimento do nosso escritório.